Câmara quer homenagear co-fundadora de Amambai

por Walmir — publicado 17/08/2016 09h10, última modificação 17/08/2016 09h10
Câmara quer homenagear co-fundadora de Amambai

Silvana Ferreira Bruno foi uma das pessoas que participaram ativamente da construção e desenvolvimento do município de Amambai - Créditos: Reprodução

Entrou em tramitação hoje (15) na Câmara Municipal, o Projeto de Lei CM nº 13/2016 de autoria do vereador Fernando Fischer (PT do B), o qual denomina o Posto de Saúde da Vila Jardim Panorama, como Posto de Saúde Silvana Ferreira Bruno, nome de uma das pioneiras do município de Amambai.

Segundo o vereador autor do projeto, é importante que o município reconheça a importância histórica de alguns de seus moradores mais antigos. “Os primeiros moradores do município tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento de Amambai, a homenagem à Dona Silvana se faz justa por suas ações que ajudaram a construir o município”, declara Fischer.

BIOGRAFIA

Silvana Ferreira Bruno, amambaiense, nascida no dia 13 de setembro de 1920 na região do Serrito, antiga Fazenda dos Manvailer, é uma entre dez filhos de João Evangelista Bruno e Carmelita Ferreira Bruno. Aos quinze anos de idade conheceu seu companheiro, Vergilino Joaquim dos Santos, um gaúcho que hoje dá nome a uma das ruas da Vila Jardim Panorama.

Trabalharam incansavelmente por estas terras do Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, onde tiveram e criaram seis filhos, destes ganharam dezenove netos, trinta e quatro bisnetos e doze tetranetos. Viveram anos em fazendas como Santa Cruz, Jaguarete, Mirim, após vieram a se estabelecer aqui em Amambai na Chácara Esperança, hoje Chácara da Lagoa, abrangendo toda a região da Vila Jardim Panorama, onde viveu mais de sessenta anos, possuindo uma leiteria que abastecia todo o povoado de Amambai, ainda possuindo produções diversificadas em sua chácara, como: polvilho de mandioca, melado, rapadura, açúcar mascavo e mel de abelha.

Era uma mulher de muita fibra e honradez, viuvou ainda jovem, mas nunca fraquejou, viveu seus noventa e três anos com muita independência, deixando para seus descendentes um legado de muito amor e honestidade, vindo a falecer no dia 12 de maio de 2014, na Vila Independência, na região da Vila Jardim Panorama.