RESUMO DA SESSÃO 29/10/2018

por Felipe — publicado 30/10/2018 11h45, última modificação 30/10/2018 11h45

 

 

CÂMARA DE VEREADORES DE AMAMBAI

RESUMO DA SESSÃO

29/10/2018

 

 

 

 

Vereador Carlinhos

Indicação 237/2018

 

Assunto: recuperação de uma erosão existente na Chácara denominada Santo Antônio, na Rua Sete de setembro

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de se fazer a recuperação de uma erosão existente na Chácara denominada Santo Antônio, na Rua Sete de Setembro, onde o proprietário em parceria com o município, destaca que depois de recuperada libera para uma área de lazer.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Todos nós somos sabedores que hoje a dificuldade de encontrarmos uma área onde possamos jogar entulhos está muito difícil e com essa parceria teríamos uma área dentro da cidade.

 

 

 

 

 

Vereador Darci José da Silva

Indicação 236/2018

 

Assunto: recursos para a construção de uma creche na Vila Santo Antônio.

 

 

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a construção de uma creche na Vila Santo Antônio.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nossa proposição é uma das principais reivindicações dos moradores das Vilas Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, principalmente as mães, que poderão trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro e onde possam receber apoio, atenção e carinho.

 

 

 

 

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 242/2018

 

Assunto: Emenda Parlamentar para investimentos de infraestrutura em nosso município

 

 

O vereador apresentou a indicação solicitando a Senhora Deputada Federal, Tereza Cristina, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar no exercício de 2019, para investimentos de infraestrutura em nosso município (pavimentação asfáltica, pontes, estradas, dentre outros). 

 

JUSTIFICATIVA:

Como vereador e conhecendo as carências do setor de infraestrutura, torna-se necessário e imprescindível recorrer à deputada e tentar de alguma forma captar recursos para minimizar a situação e proporcionar investimentos ao nosso município.

 

Certo de que serei atendido por Vossa Excelência, desde já agradeço e coloco-me à disposição para trabalharmos juntos, em prol ao desenvolvimento de nosso município.

 

 

 

 

 

 

 

Vereador Fernando Fischer

Requerimento Verbal

 

Assunto: Informações sobre o convênio do Governo do Estado para a sinalização do município

 

O vereador apresentou um requerimento verbal solicitando ao Superintendente do DETRAT, José Luiz Karasek, que informe a esta Casa de Leis, qual o valor do Convênio com o Estado de MS para a sinalização do município, além das sinalizações quais as outras ações que serão realizadas dentro do município com este convênio.

 

 

 

 

Vereador Geverson Vicentim

Requerimento Verbal

 

Assunto: informações sobre manutenção de estrada

 

O vereador apresentou o requerimento verbal solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que informe a esta Casa de Leis, qual o motivo de não realizar a manutenção da estrada da linha da Fazenda Curussú’Ambá há mais de dois meses e, se existe previsão para se fazer a manutenção.

 

 

 

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 238/2018

 

Assunto: criar um Fundo Municipal de Emergência destinada a agricultura familiar do município.

 

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de se criar um Fundo Municipal de Emergência destinada a agricultura familiar do município.

 

Justificativa

 

Voltado à compra de mudas e sementes a serem utilizadas no replantio das hortas do município, no caso das hortaliças, pode chegar de 40 a 90 dias a tempo médio para a recuperação das hortas para comercializar os produtos.

Dado as dificuldades para conseguir aprovar os projetos no PRONAF, por causa da burocracia e pela falta das escrituras das propriedades das Vilas Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

 

 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 240/2018

 

Assunto: cedência de um Servidor Público (VIGIA), do quadro de funcionários dessa Prefeitura, para o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo.

 

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da cedência de um Servidor Público (VIGIA), do quadro de funcionários dessa Prefeitura, para o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo.

 

JUSTIFICATIVA:

 

É de conhecimento público que o Lar do Idoso é uma entidade que sobrevive apenas de doações e não possui no momento condições financeiras para pagar um segurança.

 

Hoje permanece apenas a enfermeira responsável pelos cuidados dos idosos no período da noite, necessitando a companhia de um vigilante, pois a mesma se sente insegura, tendo em vista já ter ocorrido a tentativa de assalto, deixando a mesma sem saber o que fazer.                        

 

 

 

 

 

 

 

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 091/2018

 

Assunto: possibilidades de viabilizar para o Município de Amambai, a Unidade Móvel do SENAI  para receber cursos de qualificação oferecidos pelo mesmo.

 

O vereador entrou apresentou uma indicação ao Senhor Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – FIEMS, Sérgio Marcolino Longen, que envie a esta Casa de Leis, informações das possibilidades de viabilizar para o Município de Amambai, a Unidade Móvel do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para receber cursos de qualificação oferecidos pelo mesmo.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Tendo em vista que o município de Amambai possui um grande número de jovens que querem e precisam de mais cursos de capacitação, será de extrema importância a instalação da unidade móvel do SENAI com cursos em Assistente Administrativa, Operador de Computador, Assistente de Contabilidade, Auxiliar de Recursos Humanos e dentro outros, para atender a população da região.

 

Solicitamos ainda que 50% das vagas que podem ser oferecidos sejam destinadas aos indígenas da Aldeia Amambai, Limão Verde e Jaguari.

 

 

 

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 241/2018

 

Assunto: Instalação de Parque Infantil para crianças com ou sem deficiência brincarem na Praça Coronel Valêncio de Brum.

 

 

 

A vereadora entrou com a indicação solicitando ao senhor prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que viabilize a instalação de Parque Infantil para crianças com ou sem deficiência brincarem na Praça Coronel Valêncio de Brum.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Em contato com os moradores de nosso município solicitam a instalação de um parque infantil para as crianças brincarem, tendo em vista a grande concentração dos munícipes neste local em decorrência de ser a praça central utilizada como ponto de encontro das famílias.

 

No local não existem nenhum tipo de atividades para as crianças se divertirem, assim com a instalação do parquinho as crianças que ali frequentam terão divertimento e qualidade de vida.

 

A nossa cidade é carente de política pública de inclusão e essa indicação proporciona um grande ganho para as crianças portadoras de deficiência, garantida a diversão e interação de todos, promovendo uma convivência sadia e compartilhando espaços.

 

Diante do exposto, contamos com o apoio do Executivo Municipal para a aquisição e instalação do parquinho.

 

 

 

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 233/2018

 

Assunto: Manutenção da acessibilidade e da estrada do boiadeiro

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a manutenção das rampas de acesso para cadeirantes da cidade e a construção de rampas em locais onde não tem nenhum acesso e, também, a manutenção da estrada do boiadeiro próximo ao antigo Tomazelli.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A manutenção e construção das rampas são de suma importância, pois em alguns pontos da cidade o asfalto foi recapeado e ficou elevado em relação à rampa de acesso, dificultando a locomoção de cadeirantes, gerando transtornos até mesmo no trânsito, colocando em risco a vida de condutores e dos cadeirantes.

 

Faz-se necessária a manutenção da estrada de acesso ao antigo Tomazelli sentido a ponte do boiadeiro e o cascalhamento de aproximadamente quatrocentos metros, pois em dias chuvosos fica impossível trafegar pela estrada, gerando transtornos aos moradores que trafegam pelo local.

 

 

 

 

 

Vereador Maikell Ruiz

Indicação 239/2018

 

Assunto: Doação de Terreno para a construção da sede própria da Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Despertar da Ultima Hora

 

O vereador entrou com uma indicação ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da Doação de Terreno para a construção da sede própria da Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Despertar da Ultima Hora, atualmente localizada à Rua Heron da Rosa Brum, nº 1162, na Vila Mariana.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Despertar da Ultima Hora Comunidade Profética Renascer, sob a Presidência do Pastor Adair Medina da Silva, brasileiro, casado, Pastor Evangélico, portador do RG nº 669045 SSP/MS, residente e domiciliado à Rua Heron da Rosa Brum, nº 1162, na Vila Mariana, em Amambai, conta com relevante número de membros e simpatizantes, atualmente a igreja está instalada em prédio alugado, tendo a necessidade de um espaço mais amplo para a acomodação de todas as pessoas que frequentam a igreja citada.

 

Ressaltamos a importância dos trabalhos realizados por este ministério, que além dos cultos a equipe desenvolve um belíssimo trabalho junto às famílias, priorizando jovens e adolescentes, de forma que tem restaurado vidas e contribuído para uma sociedade mais equilibrada. Tendo em vista que a mesma funciona em prédio alugado, este incentivo por parte do executivo fortalecerá o ministério, trazendo o retorno de um serviço social de resgate de vidas e ainda eliminariam o alto custo do aluguel do prédio onde atualmente a igreja se localiza.  

 

 

 

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 235/2018

 

Assunto: construção de passeio público (calçamento), na Rua Vanderley Silva Ramos,

 

O vereador apresentou uma indicação ao Senhor prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de passeio público (calçamento), na Rua Vanderley Silva Ramos, iniciando na Avenida Pedro Manvailer até a Escola Municipal Júlio Manvailer, para acesso aos moradores da região e alunos daquele estabelecimento escolar.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A presente solicitação trata-se de pleitos da comunidade escolar e, também, dos moradores dessa região da nossa cidade, pois em horários de pico o trânsito de pedestres e ciclistas se torna intenso naquela via e devido a falta do passeio público, os alunos do referido estabelecimento de ensino e demais transeuntes, são obrigados a caminharem em via pública, arriscando a vida diariamente em meio ao tráfego intenso de veículos.

 

Sendo assim, solicitamos empenho desse Executivo para a possível realização do passeio público naquela localidade, garantindo a segurança da população.

 

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 230/2018

 

Assunto: construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Alcindo Franco Machado, entre as Ruas Mato Grosso e Vanderley Silva Ramos. 

 

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Alcindo Franco Machado, entre as Ruas Mato Grosso e Vanderley Silva Ramos. 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores daquela região que vem presenciando o excesso de velocidade dos veículos, principalmente nos horários em que o tráfego se torna intenso, o que preocupa principalmente com a passagem das crianças que retornam da escola.

 

A instalação desse redutor é de fundamental importância para garantir maior segurança e tranquilidade aos condutores e moradores da região, sendo uma medida de prevenção sobre os riscos de acidentes.

 

Por tais razões, aguardamos providências, no sentido de se construir o quebra-molas.