Seminário de Vereadores leva informação e proporciona parceria entre o Legislativo

por Walmir — publicado 04/07/2016 09h41, última modificação 04/07/2016 09h41

O evento teve início na última quinta-feira (30) e teve a presença dos vereadores de Amambai

Durante dois dias vereadores, técnicos legislativos e advogados participaram na Assembleia Legislativa do XII Seminário de Vereadores realizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. O tema central do evento foi Eleições 2016: O processo eleitoral e as alterações introduzidas minerreforma (Lei nº 12.891/2013).

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami o balanço do evento foi positivo. “Para nós da Assembleia Legislativa, foi importantíssimo propiciar as câmaras municipais e também aos vereadores essa formação, nos tivemos um número significativo de participantes. Vereadores e até pré-candidatos que estiveram conosco puderam tirar suas duvidas, principalmente porque não tem nenhuma jurisprudência em relação a essa minirreforma. O curso foi produtivo, e aqueles que aqui estiveram saíram cientes das suas responsabilidades, de como ter que pautar dentro da campanha, durante a campanha e principalmente poder multiplicar esse conhecimento lá no seu partido, na sua base eleitoral”, assegurou a diretora.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Anilson Prego (PT), a iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com a Assembleia Legislativa, de levar informação aos parlamentares, contribui com o Legislativo Municipal. "Esse seminário proporcionou a nós parlamentares, um maior entendimento da lei eleitoral e de métodos que podem contribuir com o melhor funcionamento do Poder Legislativo em cada cidade", declara Prego.

A diretora da Escola do Legislativo destacou que no segundo semestre, após as eleições será realizada uma parceira com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), com o objetivo de capacitar e formar os vereadores em relação ao regimento interno das câmaras municipais e as leis orgânicas de todos os municípios do Mato Grosso do Sul. “A Casa de Leis está de portas abertas é a casa da cidadania e queremos continuar formando não só a população, mas também aqueles que são detentores de mandatos”, advertiu Cheila.