Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias

por Walmir — publicado 28/03/2017 09h07, última modificação 28/03/2017 09h07
Vereador quer que o projeto também atenda as aldeias do município
Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias

Vereador Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias do município

O vereador Maikell Ruiz (PP) apresentou no plenário da Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira (27), um requerimento no qual solicita a ampliação do projeto de Agentes de Combate à Endemias para atender também as aldeias da cidade de Amambai.

No requerimento nº 029/2017 de autoria do parlamentar, Ruiz aponta a necessidade do atendimento dos agentes nas aldeias. “O índice de infestação na Aldeia Amambai é de 27,5%, sendo que o índice recomendado é de menos de 1%. Tal índice apresentado sugere maior atenção e ações inter setoriais imediatas, pois as medidas corretivas que a situação requer fogem da governabilidade da Secretaria Municipal de Saúde”, esclarece o parlamentar.

No documento apresentado pelo parlamentar, ele sugere que seja feita a contratação de um agente para atuar no controle dos vetores responsáveis pela transmissão das arboviroses na área indígena do município, que segundo ele, contribuirá na prevenção e combate à dengue e a outras doenças dentro das aldeias.

“O trabalho desse profissional resultará uma maior eficiência nas ações desenvolvidas na área, utilizando como ferramenta visitas domiciliares para levantamento ento-epidemiológico através de pesquisa de larvas e vigilância epidemiológica, possibilitando intervenções de correções em tempo para contenção de surtos e epidemias nas áreas indígenas”, esclarece Ruiz.