Resumo da Sessão 12/11/19

por Felipe — publicado 12/11/2019 11h21, última modificação 12/11/2019 11h21

 

 

 

Vereador Maikell Ruiz

Requerimento 083/2019

 

 

Requeremos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que através da Mesa Diretora desta Casa de Leis, se convoque a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde, para que intervenham junto ao Hospital Regional de Amambai a fim de se esclarecer as óbitos infantis ocorridos neste local, podendo, se possível apresentar relatório sobre as informações obtidas, com a finalidade dos Edis se atentarem aos fatos ocorridos cumprindo com a função fiscalizadora desta Casa de Leis.  

 

 

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 084/2019

 

 

Requeremos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que envie a esta Casa de Leis, resposta do Requerimento n° 14/2019, apresentado e aprovado no plenário desta Casa de Leis, solicitando mutirão de limpeza, serviços de manutenção nas escolas e postos de saúdes localizados na Aldeia Amambai e, que envie também, informações sobre o atendimento das Indicações nºs 195/2019 e 241/2019.

 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 288/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de um MÉDICO ESPECIALISTA EM GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA, para atuar junto as Unidades Básicas de Saúde e Hospital Regional de Amambai.

 

JUSTIFICATIVA:

 

É de suma importância a contratação de um médico obstetra para atender a rede pública de saúde. Somos sabedores que o nosso município no momento não dispõe de um profissional nessa área para dar atendimento à mulher durante todo o período gestacional, investigando e tratando possíveis complicações.

 

Além disso, no momento do nascimento, o obstetra estará ao lado da paciente para realizar e coordenar todos os procedimentos necessários para que o parto seja seguro e o mais tranquilo possível, assim estará acompanhando a gravidez e realizando os partos.

 

Concluo minha justificativa, acreditando que a contratação de um médico obstetra para atender em nosso município, possibilitará um atendimento mais ágil e seguro às gestantes.

 

 

 

Vereador Darci José

Indicação 289/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de um MÉDICO NEUROPEDIATRA, para atender na rede pública em Amambai, tendo em vista que atualmente não contamos com um profissional dessa área para atender em nosso município, o que gera transtornos às pessoas que não possuem condições financeiras para custear despesas com o atendimento particular em outro município.

 

 

 

Vereador Carlinhos

Indicação 290/2019

 

Indicamos na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade de se fazer a extensão da rede de energia elétrica com a instalação de luminárias, iniciando na Rua Alcindo Franco Machado até o Conjunto Habitacional Nhú Verá.

 

 

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 291/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Senhor Superintendente do DETRAT, José Luiz Karasek, a possibilidade de viabilizar sinalização vertical e horizontal e a instalação de placas indicando vias preferenciais, nos bairros Vilarinho, Cruzeiro, Gisele e Alvorada.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Tendo em vista a necessidade de identificar as vias e os locais, bem como orientar condutores de veículos, quanto aos percursos dos usuários, sobre as condições de utilização adequadas das vias, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhe permitem adotar comportamentos adequados, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego de veículos e pedestres, contribuindo assim com a redução de acidentes da população do nosso Município.

 

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 292/2019

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Joana Batista, entre as Ruas Theodoro Jurgielewisk e Francisco Serejo Neto, Vila Jardim Panorama. 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores das proximidades daquela rua, que vem presenciando o excesso de velocidade dos veículos, principalmente nos horários em que o tráfego se torna intenso, se faz necessário redobrar os cuidados, por ser uma área próxima a Escola e Posto de Saúde.

Por tais razões, aguardamos providências, no sentido de se construir o quebra-molas.

 

 

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 293/2019

 

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, VANDER LOUBET, a possibilidade de viabilizar recursos ao nosso município, para atendimento ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com a aquisição de aparelhos para oferecer maior qualidade do acesso a atendimento à população, conforme segue:

 

  1. 01 aparelho de Movimento Passivo Contínuo – CPM;
  2. 02 aparelhos Laser Therapy XT;
  3. 06 aparelhos de Multicorrentes: Aussie, Russa, Tens, FES, Interferencial, 4 canais;
  4. 02 aparelhos de Ultrassom 1 MHZ;
  5. 02 suportes de Infra vermelho com lâmpadas;
  6. 01 mesa/maca de flexão e distração da coluna vertebral 500Z – TechMec;
  7. 01 aparelho Elíptico;
  8. 01 Turbilhão THG 180 Master – 180L – 7 Jatos e 7 Registros – Galano;
  9. 01 réplica da coluna vertebral flexível grande;
  10. 30 cadeiras de rodas padrão adulto em X;
  11. 10 cadeiras de banho;
  12. 30 pares de muleta;
  13. 30 andadores.

 

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 294/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer gestão junto ao Governo do Estado, no sentido de viabilizar recursos para se fazer a reforma da Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A reforma da escola possibilitará melhores condições das instalações, para a comunidade escolar daquela região, que atende alunos do Curso Técnico em Agropecuária, proporcionando o mesmo conforto e comodidade, estendido aos alunos da área urbana. 

 

Salientamos que o município possui convênio junto ao Estado com a referida Escola onde funciona o Curso Técnico em Agropecuária, uma extensão da Escola Estadual Vespasiano Martins, sendo que atualmente há 115 alunos frequentando o Curso de Ensino Médio.

 

Trata-se de uma reivindicação dos pais e alunos do colégio, tendo em vista que melhorando a instalação e infraestrutura irá proporcionar um ambiente mais adequado com melhor qualidade de educação.

 

 

 

 

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 295/2019

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Amambai-MS, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a manutenção da pintura dos quebra-molas e passarelas elevada já existentes, bem como a pintura dos quebra-molas e passarelas elevadas que foram recém construídas, em nosso Município.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Queremos ressaltar que a pintura dos quebra-molas e passarelas elevada facilita identificar os mesmos que apesar de ter placas de advertência, muitas vezes o motorista só percebe quando já está em cima dos mesmos e com a pintura torna-se visível até mesmo distante, proporcionando assim maior segurança aos usuários.

Por esse motivo estamos apresentando esta Indicação na certeza de sermos atendidos.

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 296/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que estude a possibilidade da implantação de Serviço de Verificação de Óbito – SVO, em nosso município.

 

JUSTIFICATIVA:

 

O Serviço de Verificação de Óbito assume relevante papel na medida em que minimizará o sofrimento da população. Sua atuação está ligada às mortes naturais de causas desconhecidas, sendo responsável por determinar o que provocou o óbito nestes casos, se a circunstância do óbito for natural, mas a causa indeterminada, a pessoa pode ter morrido em casa, num hospital ou em via pública, casos em que o corpo certamente será encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito.

Justificamos o pedido tendo em vista que o município de Amambai é cidade polo, portanto beneficiaria vários municípios, como por exemplo, os municípios de Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Caarapó e Sete Quedas.

 

 

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 297/2019

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a manutenção das calçadas do Terminal Rodoviário de Amambai e da pracinha na lateral da Avenida Pedro Manvailer.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Trata-se de uma reivindicação da população da cidade visto que beneficiará a todos que trafegam no perímetro do terminal, melhorando principalmente para os idosos com dificuldade de locomoção e portadores de necessidades especiais.

 

 

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 298/2019

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da implantação de CICLOVIA com sinalização horizontal, vertical e demarcação com tachões refletivos na Rua D. Pedro II, iniciando no Residencial Dom Leon na saída para Ponta Porã, por toda a sua extensão pavimentada, ou seja, com o término da pavimentação desloca-se para a Rua da República até seu final na Vila Alcindo Franco Machado, novamente deslocando para a Avenida Pedro Manvailer em direção a Vila Limeira até a saída para Tacurú.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Devido as dificuldades de desviar o tráfego pesado da Avenida Pedro Manvailer, indicamos a implantação desta ciclovia para maior comodidade e segurança aos ciclistas.