Resumo da Sessão – 23/11/2020

por Felipe — publicado 25/11/2020 10h28, última modificação 25/11/2020 10h28

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 314/2020

 

Indico, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de substituir o quebra molas existente, por uma passarela elevada, com passagem para pedestres, na Avenida Coronel Valêncio de Brum, em frente à Praça e o Mercado Amizade.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Sabedores que somos do interesse da Administração Municipal em melhorar as condições de vida da nossa população, apresentamos a indicação que tem por objetivo proporcionar melhores condições de tráfego e um trabalho de reorganização de passagens de pessoas, evitando acidentes e proporcionando uma maior fluidez de veículos e pessoas, tudo isso de forma organizada.

 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 315/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, possibilidade de viabilizar recursos através de Emenda Parlamentar, para a aquisição de um aparelho de ultrassom para o Hospital Regional de Amambai.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Hoje contamos com boa estrutura na área de saúde de nosso município, que atende necessidades da população, porém considera-se de grande importância buscar meios para facilitar e melhorar ainda mais o seu atendimento.

 

Assim, solicitamos ao nobre Prefeito Municipal o empenho na aquisição de um aparelho de ultrassonografia para o Hospital Regional, que com certeza proporcionará aos médicos e pacientes, maior agilidade, precisão e eficácia aos diagnósticos.

 

Trata-se de um equipamento versátil, de simples aplicação e baixo custo operacional destinado aos exames de órgãos internos e que será de grande utilidade especialmente para acompanhamentos de gestantes. 

 

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 316/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da regularização da documentação dos lotes da Vila Santo Antônio.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor prefeito, os moradores da Vila Santo Antônio me procuraram, pois querem essa regularização dos lotes que ainda não apresentam escritura.

 

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 317/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Diretor-Presidente do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul – DETRAN, Senhor Rudel Espíndola Trindade Júnior, a possibilidade da implantação de dois semáforos, sendo: entre as Ruas Rio Branco e da República e entre a Avenida Pedro Manvailer e Avenida Nicolau Otaño.

 

JUSTIFICATIVA:

A medida é necessária, pois os referidos cruzamentos apresentam um intenso tráfego de veículos, o que torna o trânsito confuso no local, especialmente durante os horários de pico. Apesar de haver uma passarela de pedestres em frente ao Supermercado Ki-Carne, as pessoas têm dificuldade para atravessar nesse local e, muitas vezes se arriscam entre os veículos.

A instalação dos semáforos nas duas vias do cruzamento é uma forma prudente de organizar o trânsito e evitar possíveis acidentes, visto que são duas importantes vias de acesso ao centro da cidade e tem apresentado horários de grande movimentação de veículos, causando congestionamento.

É visível que aqueles locais necessitam urgente de um trabalho de reorganização do trânsito, evitando acidentes e proporcionando uma maior fluidez, tudo isso de forma organizada, garantindo assim a segurança de pedestres e motoristas. 

 

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 318/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a reforma do parquinho infantil do Conjunto Habitacional ALCINDO FRANCO MACHADO.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A reforma do parquinho atenderá os anseios e os desejos dos moradores, em especial as crianças, e população em geral, visto que essa indicação foi feita pelos próprios moradores da devida região.

 

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 319/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o Plenário, ao Ilustríssimo Diretor Presidente da ENERGISA, Senhor Marcelo Vinhaes Monteiro, para que realize vistoria e possível adequação na extensão da rede de energia elétrica, situada na Rua Ulisses Adolfo Charão, na Vila Cristina, Amambai-MS, tendo em vista que a mesma apresenta constantes oscilações e quedas.

JUSTIFICATIVA:

Os moradores da região vêm reclamando constantemente referente às oscilações e quedas de energia na referida rua, ocasionado transtornos e até danificando os aparelhos domésticos, além do que dizem não ser possível muitas vezes ligar o chuveiro elétrico, pois tem queda de energia.

Ressaltando que os moradores já realizaram um abaixo-assinado (em anexo) encaminhado a ENERGISA, e até o presente momento nada foi feito.

Desta forma estamos atendendo ao pedido dos moradores e solicitando a ENERGISA que tome as providências necessárias para sanar o problema ou dar uma resposta adequada aos moradores.

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 320/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que se faça gestão junto à Sociedade Amigos de Amambai, para a contratação de um profissional Farmacêutico para atuar na Farmácia do Hospital Regional de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evolução do sistema, em dose coletiva, individual ou unitária) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os antimicrobianos), observando os ensinamentos da farmacoeconômia, farmacovigilância e das boas práticas de armazenamento, dispensação e o uso pelo paciente.

A atuação do farmacêutico hospitalar é muito abrangente, além de garantir a qualidade de atendimento ao paciente em consulta ambulatorial ou internado, ele é o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento.                  

Ressaltamos ainda que sua principal responsabilidade é fazer a análise técnica da prescrição médica, pois quando este profissional detecta algum problema, como interações medicamentosas, dosagens incorretas e a possibilidade de que alguma droga possa alterar os resultados dos exames laboratoriais, deve alertar o médico ou o enfermeiro o melhor horário para administração da droga. O seu papel é garantir a segurança dos pacientes, evitando medicamentos trocados, em caso de reclamações de efeito colateral de algum medicamento, ele avalia o problema, realiza uma investigação e notifica o órgão competente.