Resumo da Sessão 27/02/2020

por Felipe — publicado 28/02/2020 09h32, última modificação 28/02/2020 09h32

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 022/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar um mutirão de limpeza na cidade.

 

JUSTIFICATIVA:

 

O mutirão de limpeza é necessário para manter a cidade limpa e eliminar os focos de doenças, evitando que a população sofra com problemas ocasionados pelas chuvas.

 

Sugerimos que seja executado o mutirão como ocorreu em sua administração no ano anterior, envolvendo as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Meio Ambiente, o mutirão percorrerá todas as vilas da cidade, os trabalhos serão executados por uma ação integrada, que mobilizarão os moradores e funcionários com um único objetivo de colaborar com a saúde pública, proporcionando assim uma cidade limpa e organizada. 

 

É necessário que se faça uma divulgação, através dos meios de comunicação, para que os moradores contribuam, coletando o lixo de sua residência ou estabelecimento, para que o mutirão da limpeza o recolha. Serão coletados recipientes que acumulam água, material orgânico em decomposição e entulhos como móveis velhos, colchões, pneus, garrafas e sucatas em geral. Além disso, serão realizados os serviços de limpeza, patrolamento, cascalhamento, retirada de galhos, operação tapa buracos, substituição de lâmpadas queimadas, entre outros.

 

Mutirões dessa natureza garantiriam um atendimento rápido e mais eficiente aos moradores, por esta razão solicitamos que analise a possibilidade de realizar com mais frequências esses serviços, tendo em vista que as pessoas têm dificuldades em realizar a limpeza e desfazer de objetos sem uso, devido à falta e dificuldades em encontrar um local para depositar e muitas vezes sem condições financeiras para pagar um frete/caçamba.

 

Diante do exposto, solicitamos a Vossa Excelência que analise nossa proposição, desde já agradecemos o apoio e atendimento. 

 

 

 

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 023/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de se fazer o calçamento lateral externo do Cemitério Santo Antônio, na Rua Cassiano Marcelo, entre as Ruas Dom Pedro II e a Rui Barbosa, na Vila Guape.

 

                              JUSTIFICATIVA:

 

                   Com a construção deste calçamento no local, haverá um maior conforto e segurança aos cidadãos que visitam seus entes no local supracitado, além de beneficiar os pais de alunos da escola Dr. Fernando Corrêa da Costa, pois terão mais espaço para estacionar nos horários de entrada e saída de aula durante o ano letivo. Também, beneficiará os moradores do bairro e membros da Igreja Assembleia de Deus Missões, que necessitam estacionar seus veículos nos dias de programação, proporcionando assim, organização, mobilidade e embelezamento estético do local e dando maior segurança aos pedestres e motoristas.

 

 

 

Vereador Carlinhos

Indicação 024/2020

 

Indico na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de instalar uma máquina fotocopiadora na Secretaria Municipal de Saúde, para atender os pacientes que precisam deste serviço.          

 

JUSTIFICATIVA:

 

Muitos pacientes não possuem o recurso para pagar uma fotocópia, recorrendo a Câmara Municipal que funciona das 7 às 12 horas, após este horário os mesmos ficam sem atendimentos, tendo que voltarem outro dia. Existem outros motivos que há reclamações, tem pacientes que não podem voltar outro dia e precisam com urgência do atendimento. Na maioria das vezes são idosos e quando sai do recinto para tirar fotocópia da documentação perdem sua vaga na fila da senha.

Existem alguns funcionários que usam a máquina para tirar as cópias mas são casos aleatórios. O que venho solicitar através deste que todos sejam atendidos com o mesmo direito sem haver necessidade de estarem indo e voltando simplesmente por não terem a fotocópia em mãos, somente os originais e, como sabemos a Secretaria Municipal de Saúde atende pessoas vulneráveis em busca de tratamentos (idosos), esperamos que as providências sejam tomadas para o bem de todos.

 

 

 

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 025/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de abrigos cobertos, principalmente na Avenida Nicolau Otaño, entre as Ruas Rui Barbosa e Dom Pedro II e na Avenida Pedro Manvailer, em frente a sede da Policia Militar e na Praça Cel. Valêncio de Brum, para atender os Universitários que aguardam o ônibus com destino as cidades de Dourados e Ponta Porã.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Queremos ressaltar que estes locais já foram determinados pelos acadêmicos, tendo em vista que não possuem uma cobertura para se protegerem nos dias de chuva, sendo que diariamente vários ônibus transportam universitários de Amambai até as cidades de Dourados e Ponta Porã.

Nas proximidades do Auto Posto Dakota, por exemplo, onde um número considerável de estudantes tem o seu ponto de partida para Dourados, sendo que nesse local não existe abrigo para os acadêmicos e os mesmos ficam apenas protegidos por algumas árvores existentes no local e, em dias de chuva e barro torna-se um tanto desconfortável estarem aguardando os ônibus.

 

 

 

Vereador Luciano Maurício – Tiane

Indicação 026/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a implantação de pavimentação asfáltica na Vila Cristina, nos seguintes locais:    

                         

  • Rua Boaventura Vieira Neto em toda a sua extensão;

 

  • Rua Arlindo Pinto, até a Rua da República;

 

  • Rua Sebastião Espindola, esquina com a Rua Benjamim Martins;

 

  • Rua Sebastião Espindola, até a Rua Ulício Adolpho Charão. 

 

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 027/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de estar disponibilizando caçambas de coletas de entulhos em diversos pontos dos bairros (associações, postos de saúde, escola, dentre outros locais) e de um calendário de recolhimento das mesmas.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A ideia é criar pontos estratégicos para que a população descarte os entulhos, tais como, móveis velhos, máquinas de lavar, geladeiras velhas, além de restos de construções, galhos das podas, do corte de grama, pneus e outros nas referidas caçambas.

Acreditamos que com isso estaremos ajudando a cidade a ficar mais limpa e evitando que sejam jogados em locais inadequados, como por exemplo: as calçadas, terrenos baldios, fundos de quintais, vias de acesso a cidade, bairros e aldeias, podendo com isso acumular águas e servir de criadouro de caramujos, escorpiões, do mosquito Aedes Aegypti e de outros vetores de doenças, além de evitar que em períodos de chuva esses entulhos possam chegar nos bueiros e ocasionar entupimento.

 

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 028/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira Prefeito Municipal, a possibilidade de implantar em nosso município, a substituição das multas de trânsito por cursos intensivos de conscientização para os motoristas. Sendo uma possibilidade de substituir as multas de trânsito leves e médias, por cursos intensivos gratuitos para que os motoristas possam se conscientizar das normas, leis e condutas satisfatórias no trânsito, com o intuito de diminuir as infrações e os acidentes em nosso município.

 

 

 

Vereador Darci José

Indicação 029/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a construção de uma creche na Vila Santo Antônio.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nossa proposição é uma das principais reivindicações dos moradores das Vilas Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, principalmente as mães, que poderão trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro e onde possam receber apoio, atenção e carinho.

 

Sendo assim, contamos com o apoio de Vossa Excelência e desde já agradecemos a atenção e o atendimento da presente indicação.

 

 

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 030/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Senhor Diretor Presidente do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul – DETRAN, LUIZ CARLOS DA ROCHA LIMA, a possibilidade da implantação de semáforo entre as Ruas Rio Branco e da República (esquina), próximo ao Supermercado Ki-Carne.

JUSTIFICATIVA:

A medida é necessária, pois o referido os cruzamentos apresenta um intenso trafego de veículos, o que torna o transito confuso no local, especialmente durante os horários de pico. Apesar de haver uma passarela de pedestres em frente ao Supermercado Ki-Carne, as pessoas têm dificuldade para atravessar nesse local e, muitas vezes se arriscam entre os veículos.

A instalação dos semáforos nas duas vias do cruzamento é uma forma prudente de organizar o transito e evitar possíveis acidentes, visto que são duas importantes vias de acesso ao centro da cidade e tem apresentado horários de grande movimentação de veículos, causando congestionamento.

É visível que aqueles locais necessitam urgente de um trabalho de reorganização do transito, evitando acidentes e proporcionando uma maior fluidez, tudo isso de forma organizada, garantindo assim a segurança de pedestres e motoristas. 

 

 

 

Vereador Ismael Kaiowá

Indicação 031/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, VANDER LOUBET, que interceda junto ao Ministério da Educação para que agilize a liberação de recursos para a construção da quadra esportiva coberta com vestiário na Escola Municipal Polo Indígena Mbo’ erenda Ypyendy – Panduí, no valor de R$ 557.790,74 cadastrado no sistema PAR – SIMEC sob o n° 3077645.

 

 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 032/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Deputada Federal, Rose Modesto, a possibilidade de viabilizar recursos do Governo Federal ou do Orçamento Impositivo para o município de Amambai, no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), para a aquisição de um caminhão munck equipado com guindaste hidráulico e cesto aéreo de trabalho, para efetuar adequadamente os serviços mais pesados que são executados em todo o município. 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Atualmente a Prefeitura de Amambai não possui o modelo de veículo, que é um equipamento único em operações que envolvem grandes pesos, distâncias e alturas, sendo necessário e essencial para o melhor desenvolvimento dos trabalhos que envolvam remoção, recuperação de iluminação pública, podas de árvores, transporte de materiais utilizados nas reformas e construções de pontes, garantindo qualidade, segurança e confiança nas finalidades propostas quanto à utilização desse veículo.

 

Diante do exposto, contamos mais uma vez, com a atenção que lhe é peculiar, no sentido de atender a nossa solicitação, em busca de melhores equipamentos para os serviços desenvolvidos pelas secretarias de obras e serviços urbanos do nosso município.

 

 

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 033/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que se faça a manutenção da ponte sobre o Rio Panduí, zona rural, comunidade agrícola do Sertãozinho.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, pois os moradores me procuraram para reclamar da situação precária que está essa ponte.

 

 

 

Vereador Maikell Ruiz

Indicação 034/2020

 

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a construção de casas populares destinadas a população de baixa renda no município de Amambai.

 

JUSTIFICATIVA:

 

O programa de construção de unidades habitacionais, é um empreendimento de grande importância e urgência para a nossa comunidade, tendo em vista inúmeras cobranças que chegam para os vereadores.

 

Tendo em vista que diversas famílias de baixa renda no município necessitam de uma oportunidade, especialmente daqueles cidadãos que sonham com a casa própria.