Vereadores Carlinhos e Chico Ratier visitam escola indígena na Aldeia Limão Verde

por Bruno — publicado 06/10/2017 10h09, última modificação 06/10/2017 10h09

Procurados pela direção da Escola Municipal Mbo Erenda Tupã I Ñandeva, na comunidade indígena da Aldeia Limão Verde, os vereadores Carlinhos, presidente da Câmara Municipal e Chico Ratier, visitaram a instituição, na manhã dessa quinta-feira, dia 05, para ouvir as reivindicações e necessidades dos alunos da escola.

Acompanhados pela diretora e coordenadores, os legisladores visitaram todos os setores da escola e identificaram quais as necessidades mais urgentes enfrentadas, tanto por alunos, quanto pelos os professores.

Em conversa com os vereadores, os educadores solicitaram apoio para construção de um banheiro para uso dos profissionais da escola, o que hoje, apesar de tantos anos de existência da instituição, ainda não existe.

"Mesmo sendo responsável por trazer educação para a comunidade da Aldeia Limão Verde há vários anos, nossa escola não possui um banheiro exclusivo para os profissionais, nós usamos os mesmos dos alunos, o que nos trás problemas, nosso tempo é escasso, basicamente entre as trocas de aulas e muitas vezes os banheiros estão todos ocupados", comentou uma professora.

Outra necessidade básica solicitada pelos profissionais foi à instalação de bebedouros para os alunos, a falta desse item, obriga os estudantes consumirem água das torneiras da escola, mesmo em períodos de extremo calor, podendo causar inclusive, problemas de saúde a todos.

Os vereadores questionaram sobre a instituição possuir algum local disponível para a construção desses novos banheiros, os coordenadores relataram que tudo já havia sido pensado e preparado para receber a obra, só necessitava do apoio público para isso. Com essa afirmativa, os vereadores se comprometeram apresentar um projeto na Câmara, solicitando ao Prefeito Municipal, a construção desses novos banheiros e também a aquisição de bebedouros para serem instalados em vários pontos da instituição de ensino.

"Essa nossa visita hoje é para coletar dados e saber quais as necessidades mais urgentes da escola, sabemos que sem esses itens básicos, fica difícil alcançar rendimento educacional, por isso estaremos intercedendo junto ao prefeito para atendermos essas reivindicações o mais rápido possível", comentou o vereador Carlinhos.

Em seu discurso, o Vereador Chico Ratier relatou que "precisamos estar junto com a comunidade indígena, sabemos de todas as dificuldades enfrentadas e estaremos atuando junto da escola para resolver esses problemas", finalizou o vereador.